domingo, 28 de Abril de 2024  22:25
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-04-2011

Teatro Aveirense lamenta cortes impostos pela DGA.


O Teatro Aveirense garante a continuidade de apoios da Direcção Geral das Artes até 2012. O Aveirense tem integrado ainda várias ...

O Teatro Aveirense garante a continuidade de apoios da Direcção Geral das Artes até 2012. O Aveirense tem integrado ainda várias candidaturas de Programação em Rede ao QREN.

O Conselho de Administração do Teatro Aveirense reagiu esta tarde, em comunicado, à decisão da Direcção Geral das Artes de não aprovar a candidatura apresentada pelo Aveirense, no processo de candidaturas a financiamentos, garantindo “a continuidade da gestão até 2012, pela aprovação de três candidaturas ao III Quadro Comunitário de Apoio, no valor total de 378.545 euros, sendo apoiadas em 310.300 euros".

O Teatro Aveirense garante que “tem integrado várias candidaturas de programação em rede ao QREN, nomeadamente, a “Imaginar os Centros”, aprovada com o valor 128.200 euros e a "ACTO 5", com o valor 101.060 euros", adiantando que "na candidatura “ReCENTRAR”, onde o Teatro Aveirense é entidade líder", foi apoiado "com o valor de 126.892 euros para uma programação de 149.285 euros, permitindo ser ressarcido em 85 por cento do valor global das actividades programadas”, é referido na comunicação enviada à redacção Terra Nova.

O Conselho de Administração do Aveirense lamenta que "a candidatura de Serviço Educativo do Teatro Aveirense aos Apoios Anuais 2011 da Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura, que assentava fundamentalmente no trabalho de Qualificação e Sensibilização de Públicos, tenha merecido uma avaliação menos positiva por parte deste organismo da Administração Central”.

Diz compreender este parecer "no contexto da situação política e económica do País, mais concretamente do Sector Cultural tão carenciado de medidas de apoio à criação e circulação Artística”.

Esta postura da Direcção Geral das Artes “é consonante com a política nacional de cortes financeiros aos vários sectores da vida nacional, o que muito nos entristece”, refere.

"O Teatro Aveirense foi desde 2003, uma estrutura apoiada através de candidaturas do seu Serviço Educativo, pela Direcção Geral das Artes e Ministério da Cultura (então Instituto da Arte Contemporânea), tendo este financiamento sido alargado à Programação Geral", é referido na comunicação, sendo sublinhado que "as actividades realizadas no Teatro tiveram sempre um apoio financeiro substancial, por parte desta entidade da Administração Central, o que permitiu manter uma programação de qualidade, regular e equilibrada na apresentação das diferentes Artes Performativas e o corte de metade do apoio financeiro que o Teatro Aveirense recebeu em 2010, prejudicou em muito a actividade desta estrutura de programação não só na prossecução dos objectivos a que se tinha proposto, linhas de orientação, estratégia e desenvolvimento, como na relação com a Comunidade Artística ao impossibilitar o incumprimento de compromissos financeiros, entretanto já assumidos, reflectindo-se nomeadamente no resultado líquido do exercício".

"Ainda que coubesse ao Teatro Aveirense a capacidade de garantir outros meios de financiamento para suportar a sua actividade, a verdade é que aquando da comunicação dos resultados da Direcção Geral das Artes, em Agosto 2010, já mais de metade da programação prevista em candidatura tinha sido cumprida". O Conselho de Administração do Aveirense diz ainda que "face à significativa redução do apoio financeiro, fomos obrigados a adiar a realização de uma série de espectáculos no último trimestre do ano, mantendo e honrando os compromissos assumidos anteriormente com as co-produções". "Nestes últimos anos, o Teatro Aveirense tem estabelecido parcerias no sentido de garantir a sua sustentabilidade financeira, sem reduzir a qualidade artística da sua Programação e é neste contexto que surgem as sucessivas candidaturas ao III Quadro Comunitário de Apoio, em parceria com estruturas pertencentes à Rede Nacional de Teatros e Cine-Teatros, que definem uma programação conjunta mediante objectivos e critérios comuns", deixando ainda uma "nota de relevo e manifesta confiança ao desempenho da Equipa de Profissionais do Teatro Aveirense, que desde o início deste projecto tem assegurado a execução da programação delineada com capacidade de renovação e diversificação de métodos de trabalho e soluções inovadoras".

"Uma palavra de reconhecido apreço ao Coordenador do Serviço Educativo do Teatro Aveirense, cujo trabalho já mereceu por duas vezes consecutivas o apoio da Direcção Geral das Artes, na área da criação Artística, pelo mérito de ter assumido a responsabilidade artística desta candidatura aos Apoios Financeiros 2011", adianta no comunicado tornado público esta tarde.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®